quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Mula-sem-cabeça é polêmica, mas personagens folclóricos sempre estiveram presente

A Mula-sem-cabeça era só efeito do Homem-Pesadelo, era um medo de Maria e Marcelo que se tornou realidade. Porém, há possibilidades dela continuar e atormentar outros. O fato é que algumas pessoas não gostaram nada da novela ter abordado o tema 'folclore'?


Calma aí, anônimo. Tem muita gente que gostou. Eu adorei a idéia da mula. Até por que Os Mutantes não aborda o realismo, aborda o mundo fantástico e se aparecesse um saci pererê não seria muita surpresa. O anônimo abaixo também gostou, mas não só ele como outros atores:


Bom, mas nos dois comentários falaram no tema 'folclore brasileiro'. No primeiro há: "Essa novela é folclore agora [...]". E no segundo: "Adorei essa história de folclore brasileiro". Mas, pessoal, não podemos nos esquecer que esse tema nos cerca há muito tempo.


Não começou ontem, com a entrada da mula. Vejam só:


Os lobisomens também fazem parte do folclore e habitaram a novela desde o início da 1ª temporada. O vírus foi transmitido por Vavá, que passou á Pachola e César, que transmitiram para outras pessoas. Outras pessoas também foi contaminada por Vavá.


A Iara é uma sereia e sereia também faz parte da cultura folclórica. Iara hipnotiza as pessoas, assim como a sereia das lendas. Veja a lenda da sereia Iara, disponibilizada pela editora BrasILeitura no livro "Quem é a Iara?":

Sou uma sereia de
cabelos longos e negros.
Moro nos rios e tenho
uma beleza rara.
Meu corpo é metade
mulher, metade peixo.
Gosto muito de cantar
e o meu nome é Iara.

Às vezes, sentada
nas pedras ou na areia,
com o meu pente de
ouro fico a me pentear.
Passo o tempo brincando
com os peixinhos.
Uso o espelho das águas
Para me admirar.

O meu canto mágico
ecoa pela floresta.
Ressoa pela águas e atrai
Quem ouve a melodia.

Os homens me seguem
até o fundo do rio.
E desaparecem à procura
da minha companhia.

Aquele que me olha
não consegue escapar.
Fica logo enfeitiçado
com a minha beleza.
Sou conhecida como
a rainha das águas.
Encantar e seduzir
são da minha
natureza.

Fora da água me transformo
Em uma linda mulher.
Mas volto rápido para o rio.
Agora mesmo já é hora
Antes de partir vou mostrar a minha voz.
Cantarei uma música e depois
irei embora.

Os vampiros também são das lendas folclóricas. Nas lendas, um vampiro era uma criaturas temida. Eles não possuíam sombra, nem se refletiam em espelhos. Além disso podiam mudar sua forma para a de um morcego, os tornavam difíceis de capturar e bastante perigosos. Durante a luz do dia dormiam em seus caixões, para à noite beber sangue humano, já que os raios eram letais para eles.

Na novela, Vlado foi o vampiro original e espalhou seu vírus para os personagens, que por sua vez também passaram aos outros. Taveira foi um dos vampiros que mais repassou o vírus. Porém, assim como Vlado, Taveira morreu. Alguns personagens tentam burlar o desejo do sangue -- como Nati e Ísis. Todos os vampiros são perseguidos por Cris, o exterminador de vampiros.

8 comentários:

Anônimo disse...

Só falta o saci-perere. hehe

Anônimo disse...

e ai galerinha?
vcs por favor poderiam postar fotos do chris?
brigadinha! XD

Anônimo disse...

que ta ficando ruim oque!
ta ótimo a novela!

Anônimo disse...

Poderia colocar fotos do Vlado?

Anônimo disse...

minha gente esou criando uma novela com os personagens e a historia de os mutantes. todos que vem da minha familhia estão adorando eu queria que voces me desse a oportunidade de escreve minha historia no blog.tem varios personagem de os mutantes e personagens novos o nome da novela e ´´poderes´´ me de a chanse de escrever. amanha 06 de novembro eu vou olhar meu orkut e esse blog.por favor me de a chasse de escrever minha historia do inicio tem ação,aventura e muita ficção vocÊs vão adorar

meu orkut e diego@ball.com
o então amanhã eu olho no blog
valeu

Anônimo disse...

é a novela era boa no comneço!!!!
mas o lançe de colocar mula sem cabeça!!!!!afff!!!
vampiros ainda vao e lobisomens tambem!!!mas coisas sem sentido:
ilha dos mutantes:copia mal feita da ilha de lost.
Naum tem nada a ver agharta com espada escalibu,pedra filosofal e outras coisas idiotas.e tambem sem falar dos repitilianos ki mesmo com aquelas roupas de couro ou sei la oke conseguem ser atingidos facilmente.eles mancharam o nome de atlantida,sem falar ki o principe melquior parece uma bicha!!colocaram fantasia de mais!!!!pensei até ki aqueles zumbis iam dançar triller!!!!!!

vejam o que fizeram aki:http://desciclo.pedia.ws/wiki/Os_Mutantes_-_Caminhos_do_Cora%C3%A7%C3%A3o podem entar e veram o ke falam dos mutantes!!!!

Anônimo disse...

eh muitobom ter folclore,pois o brasiltem que valorizar suacultura eashistórias daqui!

Dieeeego disse...

Vamos cair na real, essa novela tinha de tudo para ser umas ds melhores novelas, se tivese um escritor bom(o Ts e bom sim, mais não pra fazer uma novela sozinho, como essa)
Acho mesmo sendo uma Ilusão do Pesadelo ficou horrivel ele tentar entre nesse tema de Fouclore, acho que isso de Lobisomens, Iara, Vampiros mesmo sendo lendas foi uma forma da novela fica mais divertida e interesante, com a entrada do Curupira pode ate fica legal,mais poderia ser um mutante normal mais com os mesmo"poderes" do Curupira.
Espero que a REDE RECORD pegue no pé do Tiago Santiago, so pra ele fazer uma coisa que do gosto de ver