sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Como são feitos os efeitos especiais

Conheça os truques que transformam astros nos seres de Caminhos do Coração

Não há dúvida de que o escritor Thiago Santiago está fazendo uma revolução na teledramaturgia ao criar uma trama de sucesso, cuja maioria dos personagens é mutante. Em Caminhos do Coração, da Record, lobisomens, vampiros, seres alados, mitológicos e com poderes sobrenaturais dão o tom na história, que tem agradado muita gente. Sobretudo a galera jovem. É, a polêmica está no ar. Uns acham os mutantes um exagero, outros amam. Mas uma coisa está além da discussão: a tecnologia e o trabalho da equipe técnica que produz os efeitos especiais da novela. Quer saber como tudo funciona? revelamos como se "fabrica" um mutante da pesada.

:: Gozações inevitáveis ::

Minutos antes da gravação e só se ouve um divertido "me cura!" - é o que pede o coordenador de estúdio da Record, Cação Rodrigues estendendo o braço para a atriz mirim Shaila Arceni, 9 anos. Na trama a gatinha vive a mutante Clara, que tem poder de cura.

Diante da piada do colega, a garotinha ri e explica que já se acostumou. "Na escola todo mundo brinca assim comigo. Não me incomoda não. Eu também queria ter esse poder. Ah, eu ia curar tanta gente doente...", sonha Shaila.

Julia Magessi, da mesma idade e que faz Ângela, a mutante de asas, confessa: às vezes se aborrece quando os coleguinhas do colégio a chamam de "corcundinha" ou perguntam: "E aí, anjinho, não vai voar?"

O experiente e conceituado ator Perfeito Fortuna admite que andou preocupado com a imagem quando leu nos capítulos que seu personagem, o circense Pepe, viraria lobisomem. "Fiquei imaginando o que as pessoas iriam pensar ao me ver pagando esse mico", confirma, dando boas risadas.

Só que o público adorou a metamorfose e o artista, mais ainda. "Recentemente descobri que o Pepe deixará de ser lobisomem... Sabe que fiquei triste? Vi que gosto de fazer tipos diferentes. Nunca me imaginei interpretando um lobisomem e esse é um tremendo exercício para um ator. O Tiago (Santiago, autor) fez uma revolução na teledramaturgia que estava muito igual", acredita Perfeito.

Perfeito diz que sofre com os seus dentões de lobisomem. É uma prótese criada especialmente pelo maquiador Emílio Reck."Falar com esses dentes não é mole, não. Tenho que usar um fixador de dentaduras que me deixa com um gosto horrível na boca por, pelo menos, uns três dias", revela o astro, sem jamais perder o bom humor.

Às vezes Perfeito é obrigado a colar pêlos nos braços. Eles são feitos também por Emílio, com sobras dos cabelos do ator. "Isso não dá trabalho, não. A cola sai rápido e os pêlos são poucos. O resto é feito pelo computador. O que achei mais difícil foi interpretar um lobisomem. Aí resolvi dar uns toques cômicos ao personagem. Inseri umas reboladinhas na hora da transformação e não é que pegou? O pessoal na rua só comenta sobre o gingado do lobisomem Pepe. Já no estúdio não escapo das gozações." Inclusive de Cação. "Ele é o lobisomem sexy. Esse gingado dele mata as mulheres", dispara o coordenador.

:: Clima nos estúdios ::

As brincadeiras cessam quando atores e equipe técnica cruzam a porta de acesso aos estúdios. Ali todo mundo trabalha muito concentrado. A coordenadora de produção Mariana Mandarino confirma que, quando os mutantes estão em cena, o trabalho é maior, devido aos efeitos especiais.

A segurança também é redobrada nessas seqüências. Para as cenas de Tatiana, que move objetos e pessoas com a força do pensamento, os mimos todos vão para a atriz Letícia Medina. Para ajudá-la a realizar as façanhas, a equipe da Só Ação Dublê de Jorge Só está sempre preparada. É ela que monta e desmonta o equipamento que inclui potentes cabos de aço, utilizado nas levitações.

A segurança é tamanha que, nos intervalos, os atores se divertem subindo e descendo dos cabos. "No início dá um medinho mesmo, mas depois todo mundo acostuma e gosta", diz Raul Silvestre, da Ação Dublê. "A única que não se acostumou com o sobe e desce foi a atriz Ana Carbatti. Ela sofria quando sua personagem, Beatriz, tinha de levitar, coitada!", entrega Raul.


:: A chave do segredo ::

Tirando poucos truques cênicos e de maquiagem, todos os efeitos especiais são realizados pela computação gráfica. Transformações de humanos em animais, levitação, corpos que se reconstituem, inclusive as belas asas de Ângela, são inteiramente virtuais.

No caso da loirinha, por exemplo, é usada uma asa de anjo (tipo fantasia) só para marcar a posição da atriz no set. "A Julia grava sempre diante de uma tela verde, ideal para trabalhar no computador. Isso permite o revezamento de imagens, como nuvens e paisagens de fundo, que entram por trás da atriz. No computador nós encaixamos também a asa virtual quando Julia precisa aparecer voando", explica Marcelo Brandão, supervisor de efeitos visuais.
A aparelhagem utilizada é de última geração e foi adquirida nos Estados Unidos, por meio de um investimento milionário da Record.

:: União geral ::

Independente da tecnologia de ponta, um fator tem garantido o êxito de Caminhos: o trabalho de equipe, muito estimulado pelo autor e o diretor-geral Alexandre Avancini.


O caso da criação da asa de Ângela é um bom exemplo dessa integração. Brandão que o diga. "Antes da novela estrear, eu estava tentando imaginar uma forma de criar a asa no computador... e estava difícil, até que um dia uma figurinista me trouxe uma pena de pato, muito branquinha, daquelas usadas nas asas de anjinhos de procissão. Escaneei no computador aquela única pena e virtualmente fui construindo a asa inteira. Demorei uns três meses, deu um trabalhão, mas ficou perfeita. Por isso, ouvir a opinião do outro é vital", confirma Brandão.

:: O mago das cores ::

Emílio Reck, supervisor de maquiagem da Record, confirma o poder dessa integração. Ele próprio fala diariamente com Tiago e Avancini, para que tudo saia perfeito. "Quando peguei os primeiros capítulos da novela, me desesperei. Não sabia como criar tantos mutantes. E quando a gente está inseguro precisa da opinião do outro. Esse contato sempre foi fundamental para eu saber o que Tiago e Avancini esperavam e esperam. Agora estou craque em vampiros, lobisomens e demais seres fantásticos. Ainda assim tentamos nos falar várias vezes diariamente para tudo dar certo", fala Reck.

Outra coisa que fez o maquiador quebrar a cabeça no início foram as dentaduras de lobos, vampiros e lobisomens. "Os dentes foram construídos por mim com resina, com base em técnicas de dentistas. Tive de virar protético sem ser. Pesquisei muito e descobri, entre outras coisas, que o dente do lobisomem é reto e o do vampiro, curvadinho. Tem diferença", relata Reck, salientando ainda que os atores colaboram muito nessas horas e não se queixam das maquiagens e dos acessórios.

Cássio Ramos, o menino lobo, a princípio reclamava um pouco dos pelinhos que eu precisava colar no pescoço dele. Ele arrancava todos, eu tinha de recolocar tudo, mas agora ele se acostumou. Instruo a minha equipe, formada por 14 maquiadores, a estar atenta sempre às necessidades dos atores em cena. Outro dia, por exemplo, os chifres do Minotauro, personagem de Fábio Nascimento, estavam meio soltos e a gente consertou. O conforto do artista é uma de nossas principais preocupações", confirma Reck, que continua vencendo desafios.

"Hoje mesmo criei o homem peixe, um mutante que ficará em cena apenas dois capítulos. Levei dias pesquisando e leva duas horas para fazer a maquiagem. Mas o prazer de ver o resultado e saber que está agradando supera qualquer sacrifício. Que bom que a novela ficará no ar até agosto. Até lá vamos poder criar muito. Vem aí o mutante com rabo, outra mulher pantera e o que mais a mente do Tiago Santiago criar. Estamos nos realizando e nos divertindo bastante", finaliza Emílio.


-------------------------=-----------------------
uma matéria de: Jader Vinícius

Show no circo

Helga, Ana e Gúdi darão show no circo. Cenas irão ao ar por causa da saída deles do programa.









Em cena de Caminhos do Coração prevista para ir ao ar na quinta-feira, dia 13 de março, uma noite musical marca a despedida do Circo Don Pepe. Ana Luz (Fafá de Belém), Gúdi (Toni Garrido) e Helga (Preta Gil) cantam e se emocionam ao falar do lugar, que foi palco de tantas histórias.


Leia notícias relacionadas:

Record não renova contrato com Preta Gil - http://tudosobrecdc.blogspot.com/2008/02/record-no-renova-contrato-de-preta-gil.html

Fafá de Belém deixará CDC -
http://tudosobrecdc.blogspot.com/2008/02/faf-de-belm-deixara-caminhos-do-corao.html

Gúdi irá viajar em CDC -
http://tudosobrecdc.blogspot.com/2008/02/gdi-no-ir-morrer.html

Núcleo do circo da novela vai acabar - http://tudosobrecdc.blogspot.com/2008/02/ncleo-do-circo-da-novela-vai-acabar.html

Eric incendeia o circo Don Pepe -
http://tudosobrecdc.blogspot.com/2008/02/eric-incendeia-o-circo.html

Juanita ataca Iara


Em cena de Caminhos do Coração prevista para ir ao ar no sábado, dia 8 de março, Eric (Tuca Andrada) e Fernando (Théo Becker) ficam hipnotizados pelo canto de Iara (Suyane Moreira). Juanita (Anna Markun) começa a se enrolar na mutante-sereia e se transforma em cobra. Iara fica sufocada e tenta cantar, mas Juanita a impede.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Eric incendeia o circo

O bandido Eric ataca novamente !!!
Desta vez, ele incendeia o circo dom pepe

leia a matéria:

Os cantores Preta Gil, Fafá de Belém e Toni Garrido vão cantar na saída de seus personagens da novela "Caminhos do Coração", na Record. A cena está prevista para ir ao ar no capítulo 141 da trama, que será exibido em 13 de março. A cantoria terá palco no Circo Don Pepe, que também será abolido da novela, após um incêndio criminoso, provocado por Eric (Tuca Andrada).

Os três cantores não tiveram contrato renovado com a Record. Eles pretendem voltar a se dedicar às suas carreiras musicais. Mesmo com a saída dos personagens, a trama continua sendo exibida até setembro.

Fafá interpreta a apresentadora do circo, Ana Luz, que vai desaparecer durante o incêndio do circo. Já Preta Gil é a vilã Helga. Com medo de Eric, ela resolve fugir. Toni Garrido, por sua vez, encarna Gustavo, o intérprete do palhaço Gudigrude. O artista vai receber uma proposta de um circo internacional e decide morar fora do Brasil.

O autor da novela, Tiago Santiago, não descarta a possibilidade dos três personagens voltarem à trama até o fim da novela, em participações especiais.

--------------------=--------------------
uma matéria de: Jader Vinicius

CONCURSO: Estilo mutante

Olá, pessoal. Nosso blog está tentando ao máximo fazer você também participar desse espaço para a novela Caminhos do Coração.

Agora, estamos criando um concurso chamado "Estilo mutante". Envie uma foto sua, que pareça que você é um mutante! Você pode fazer montagens, etc. Você pode publicar sua foto em:

• Álbum do Orkut
• Álbum do Picasa
• Em seu blog
• Ou em qualquer outro lugar na Internet.

Nos comentários, passe o link (endereço) da sua foto na Internet. A melhor foto será publicada aqui no blog! Tente a melhor foto ou montagem pode ser a sua!

Quer uma "luz" para criar sua montagem, ou enviar sua foto. Veja os exemplos abaixo:

Jéssica: mutante-vampira.












Euzinho (Matheus): poder de levitar as coisas.
















Jader Vinícius: Raios nos olhos. Mesmo poder do Meduso.

















Bom, pessoal essa foi a idéia do blog. Faça a sua também!

---------------=------------
Uma matéria de: Matheus Pereira

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Seção Cômica - 3ª edição

Hum... Quanto tempo essa matéria né? Mas hoje preparem-se para morrer na gargalhada. As fotos mais engraçadas de Caminhos do Coração. Se você não rir, você não é normal rsrsrs.

Vamos começar...

Ser fã do Hulk tudo bem... Mas tenta se transformar já é de mais...










Abaixo, uma foto da Gór 100% serelepe:

Maria, você tá comendo uma paçoca ou tentando imitar a Mônica? Oh dúvida cruel!

-----------------=----------------

Uma matéria de: Matheus Pereira

Fotos de Caminhos do Coração (Picasa)

Bom, pessoal, tentamos diariamente, atender nossos internautas. Porém, nem tudo temos como ajudar.

Hoje, me pediram para divulgar esse álbum de fotos do Picasa, com fotos da novela. O pedido já foi atendido:
http://picasaweb.google.com/ricardoaugusto80/NOVELACAMINHOSDOCORAO

-----------------=----------------
Uma matéria de: Matheus Pereira

Primeira cena á noite na ilha

Velociraptor, dinossauro da Record, esteve presente na primeira cena á noite na ilha dos mutantes










Ontem, 26 de fevereiro, foi exibida a primeira cena á noite na ilha. No capítulo, Velociraptor, o dinossauro da Record, Ísis, a mulher invísivel e Sapo Bufo apareceram.
-----------------=----------------

Lucas e Célia fazem as pazes

Casal, após briga, fazem as pazes












Segundo o site OFuxico, após uma briga entre Célia e Lucas no casamento de Danilo e Lúcia, o casal fazem as pazes.

-----------------=----------------
Uma matéria de: Matheus Pereira

Outra vítima: Pedreira morre!

Pedreira morre na ilha

















Pedreira sera assassinado na ilha! Noticiamos, á menos de uma hora, que o policial levará um tiro de Eric, Juanita e Fernando. Agora, acabamos de saber que o tiro será fatal!

A notícia foi publicada pelo site OFuxico.

Em um capítulo previsto para ir ao ar no sábado, Beto telefona para Marcelo e diz que Pedreira morreu.

Até agora, não se sabe detalhes mais claros sobre a morte de Pedreira. Provavelmente amanhã, nosso blog fornecerá mais detalhes sobre a morte de Pedreira.

-----------------=----------------
Uma matéria de: Matheus Pereira

Direto da Ilha: Eric atira na equipe de Pedreira

Mais uma seção Direto da Ilha...

Eric vai aprontar mais uma: após o DEPECOM (Departamento de Pesquisa e Controle de Mutantes) chegar á ilha, o trio Fernando, Juanita e Eric (exterminadores de mutantes) atiram nos policiais. A cena vai ao ar dia 28 de fevereiro, informou o site NaTelinha. Confira a matéria publicada no site:

"Em cena de Caminhos do Coração prevista para ir ao ar no dia 28 de fevereiro, Pedreira (Roniie Marruda) e a equipe do Depecom (Departamento de Pesquisa e Controle de Mutantes) chegam à ilha.

Eric (Tuca Andrada), Juanita (Anna Markum) e Fernando (Théo Becker) atiram."

Leia notícias relacionadas aos temas "DEPECOM" e "Exterminadores de Mutantes":

Policiais chegam á ilha:

http://tudosobrecdc.blogspot.com/2008/02/beto-chega-ilhaum-passeio-inesquecvel.html

Exterminadores de mutantes:

http://tudosobrecdc.blogspot.com/2008/02/exterminadores-de-mutantes.html

Beto chega à ilha. (Um passeio inesquecível)


Em cena de Caminhos do Coração prevista para ir ao ar no dia 28 de fevereiro, Beto (Felipe Folgosi) e a equipe do Depecom (Departamento de Pesquisa e Controle de Mutantes) chegam à ilha.Eles saem em busca dos mutantes, mas nem imaginam o perigo que irão encontrar pela frente.Claro que alguns não voltarão,ou será que todos vão se salvar?



Uma matéria de:Jessica Gonçalves

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Mais uma: Aguinaldo Silva se volta contra Globo

"Trair, mentir e roubar é só começar" - diz ele

O autor da novela Duas Caras, detonou o BBB em seu blog. Tal atitude não agradou nenhum pouco a direção da Globo.

O autor de Duas Caras disse que o reality induz os concorrentes a maus sentimentos, como a traição. "Bons sentimentos não dão audiência. É por isso que todo mundo diz que a mocinha da novela é chata porque ela é boa, pura e incorruptível", escreveu Aguinaldo.

Veja os comentários de Aguinaldo em seu blog:

http://bloglog.globo.com/blog/post.do?act=loadSite&id=5285&permalink=true

Veja a matéria no site NaTelinha:

http://natelinha.uol.com.br/2008/02/27/not_12410.php

-----------------=----------------
Uma matéria de: Matheus Pereira

No capítulo de ontem, Caminhos do Coração regristou 17 pontos

No capítulo de ontem, dia 25 de fevereiro, segunda-feira, a novela de Thiago Santiago registrou 17 pontos de média, um ponto á mais referente ao capítulo anterior.
Segundo a Sala de Imprensa, da Record a novela foi exibida das 22h22min ás 23h21min e conquistou o segundo lugar isolado no ranking das audiências.

Bomba: Autor de Duas Caras confessa assistir CDC

Bomba: Aguinaldo Silva admite engrossar a lista de audiência de Caminhos do Coração!









Entre Globo e Record, o clima é de rivalidade em busca de audiência, mas até o autor do horário mais nobre da emissora carioca foi seduzido pela concorrência.

Depois de fazer homenagem aos mutantes de ‘Caminhos do Coração’, o autor Aguinaldo Silva assume que gosta e assiste à novela da Record, escrita por Tiago Santiago.“Gosto demais do lado assumidamente ‘trash’ da novela, e considero muito positivo o fato de o Tiago não dar ouvidos aos, digamos assim, intelectuais, e continuar levando adiante sua proposta inicial”, afirma Aguinaldo.

A admiração do autor pelo trabalho de Tiago já rendeu homenagem, como no capítulo do dia 19, quando Aguinaldo escreveu cena em que Jojô (Wilson dos Santos) dizia: “A gente vai naquele breu onde nem mutante com visão noturna consegue enxergar?”. “Foi um xiste entre colegas. Adoro o Tiago, que é neto do lobisomem: o pai foi Dias Gomes e o filho sou eu”, diz Aguinaldo, referindo-se à linha de realismo fantástico seguida por ‘Caminhos do Coração’ e novelas como ‘Saramandaia’ (1976), de Dias Gomes, e ‘Roque Santeiro’ (1986), parceria de Dias com Aguinaldo.

Segundo ele, a citação à concorrência não lhe trouxe problemas na casa. “A Globo nunca me diz o que achou bom ou ruim”. Com ou sem advertência do patrão, quem comemora a repercussão é o autor da Record. “Foi excelente. Causou uma marola que continua até hoje batendo na minha praia”, vibra Tiago.

O autor, amigo de longa data de Aguinaldo, vai retribuir a homenagem e deve incluir em sua trama cena em que Pachola (André Mattos) conta que veio da Portelinha, favela de ‘Duas Caras’.“É uma primeira idéia para homenagear o Aguinaldo, que foi tão gentil comigo, ao me colocar numa linhagem que começou com Dias Gomes, continuou com ele e agora passa por mim”, explica o autor.

O troca-troca surpreendeu até quem estuda o assunto. “Esse flerte é inédito na TV brasileira entre emissoras concorrentes”, diz o doutor em teledramaturgia pela USP Mauro Alencar.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Karen Junqueira: nova mutante na trama

Novos mutantes sempre entram na novela Caminhos do Coração, exibida pela Record. E agora mais uma pessoa com poderes especiais entrará na trama.

De acordo com o jornal O Globo desta segunda-feira, dia 25, Karen Junqueira interpretará Fúria, uma mulher pantera que será moradora da Ilha.

Esse não será o primeiro papel da gata nas telinhas. Karen era a Tuca de Malhação, da Globo.
-----------------=----------------
Uma matéria de: Matheus Pereira

Anúncio do 156º capítulo - mutante-leão

Algúem sabe me dizer quantos mutantes existem e que estão á caminho da trama? Nossa, pergunta bem difícil. Hoje entra mais um ser super esquisito na novela. É um mutante-leão!
Depois de vários ataques na casa de Noé, entre eles os ataques de lobisomens e Felina, agora um leão que se transforma em homem (ou vice-versa) vai assustar os moradores da casa.

As cenas vão ao ar hoje, o 156º capítulo da novela. A novidade foi publicada pelo site NaTelinha. Segundo o site, Marcelo (Leonardo Vieira) e Noé (Fernando Pavão) ficam atentos ao ouvir o rugido de um leão.

O animal se transforma em um homem, diz o site: "O policial fica atônito ao ver o animal se transformar em um rapaz e se preocupa com a possibilidade de ser um mutante-leão."

É, o capítulo de hoje promete! Imperdível!

Marcelo vai se salvar?

Marcelo poderá se salvar?








Suposições, verdades, mentiras, teorias, hipóteses. Tantas coisas cercam a misteriosa morte de Marcelo. A Jéssica, nossa ajudante aqui no blog ficou super preocupada com a possível morte de Marcelo. E não é só ela. Muitos devem estar pensando sobre o assunto de Marcelo ser baleado.

Bom, primeiro quero que saibam que o que foi dito aqui no blog é verdade. Porém, não afirmamos que Marcelo irá realmente morrer. Avisamos que Lúpi dirá isso á Maria. As informações também não são claras, por enquato, pois falta mais de 1 semana para as cenas irem ao ar.

Ao longo dos dias, o nosso blog fornecerá novas informações sobre a possível morte do policial federal. A direção já leu alguns boatos no Orkut sobre o que acontecerá com Marcelo. Porém, leitor, não acredite nessas informações sem fontes seguras.

Retornando ao assunto principal desse "post", há grandes chances de Marcelo realmente se salvar da possível morte. Uma das maiores chances é Clara. Leia abaixo:

Clara pode curar Marcelo: poder do amor pode ser a cura












-- "Sempre curando pessoas através do contato físico, Clara também terá, agora, o poder de curar as pessoas á distância. É o que acontecerá com o Pepe, pai adotivo de Maria. A menina mutante o livrará do vírus da licantropia curando-a á distância".

Bom, de acordo com o texto acima, foi publicado em um site de resumos de novela. Assim, as possibilidades fortalecem que Clara curará Marcelo. Sim, o texto acima é verdadeiro. Será que Clara será a cura do tiro que Marcelo irá levar? Isso poderemos saber mais adiante.









Leia também esse texto abaixo, publicado no início de fevereiro, com exclusividade, pelo blog:

-- "Clara, com sua generosidade, decide usar seu poder para curar Hélio, que está ferido, e, enquanto o cura, o bandido acorda e a agarra. Marcelo manda o vilão soltá-la, mas ele se nega e ainda ameaça mordê-la. Felizmente, na hora H, Clara reverte sua transformação e Hélio fica muito surpreso. A pequena revela que consegue fazer isso com o poder do amor. Então, Maria suspeita que a pequena seja a cura dos mutantes malígnos."

Outras possibilidades

Em alguns boatos do Orkut, um rapaz diz ter se comunicado com Bianca Rinaldi e a atriz lhe informou sobre a morte de Marcelo. Segundo, ele, a interpréte de Maria informou que Marcelo, na trama, entrará em coma, e, em um mundo espiritual, verá a ex-mulher Mabel. Assim, sobrevevirá. Porém, as informações tem grande chances de ser falsa.

Esse mesmo fato ocorreu na novela América, com o personagem Tião. Veja as fotos abaixo:




Amigos: Aguinaldo e Santiago trocam homenagens



Última terça-feira, dia 19, a novela Duas Caras, da Globo contou com um diálogo do tipo “lá está um breu em que nem mutante com visão noturna consegue enxergar nada”.

Sim, a citação fez menção clara a Caminhos do Coração, trama exibida pela emissora concorrente da Plim-Plim, Record. Segundo a Folha de S. Paulo deste sábado, dia 23, os autores dos dois folhetins já trabalharam juntos e são amigos.

Aguinaldo comentou ao jornal:

- Foi um chiste entre colegas.

Tiago, que adorou a homenagem, já prometeu retribuir:

- Em algum momento, vou dizer que o Pachola [personagem de sua novela, vivido por André Mattos] veio lá da Portelinha [a favela de Duas Caras].

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Seção cômica sobre CDC (2)


















































































Demétrio, o rapaz macaco. Eu tento imaginar como o TS fará isso. Algumas sugestões acima.
Eu falei pra Jéssica que o blog viraria uma macacada!
---------------=-----------------
Uma matéria de: Matheus Pereira