sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Um ano de blog -- retrospectiva mês á mês

Ontem, dia 8 de janeiro, foi um dia muito importante para o blog. Fizemos um ano de blog. Eu iria postar essa matéria ontem, porém, tive problemas na Internet.
Estamos exatamente há 367 dias no ar, isso é: um ano e um dia. Hoje, estou muito feliz por olhar para trás e ver tudo que eu construí, conquistei e fiz. E digo que tudo valeu á pena. Vejam uma retrospectiva mês á mês. Cada mês foi representado com um banner.

História
Janeiro


O blog Tudo Sobre CDC foi criado por mim (Matheus Pereira) dia 8 de janeiro de 2008, uma terça-feira. Nessa época, o blog era bem diferente do atual. Pasmem: a idéia do blog era trazer aos leitores matérias especiais, relembrando os acontecimentos passados. O blog não tinha componentes, nem muita organização e qualidade.

O início das notícias sobre os acontecimentos futuros surgiu no dia 11 de janeiro. As notícias eram bem organizadas e bastante completas, além de conter fotos. As notícias e novidades foram um impulso para a conquista de leitores. É que os poucos leitores do blog usavam nosso blog como fonte para notícias, o que atraiu outros leitores, que por sua vez, fizeram o mesmo. Matheus, o dono do blog, também divulgava seu blog criando tópicos em comunidades do Orkut e colocando neles notícias e como fonte o próprio blog.

Assim, os números de visitantes aumentou. Em comparação com o blog atual, os visitantes daquela época eram bastante poucos. Fechamos o mês de janeiro com a média de 5 visitantes online durante os dias do mês (valor estimado).


Fevereiro
No mês de fevereiro, o blog evoluiu mais. Nossa primeira enquete ocorreu no dia 7 de fevereiro de 2008 e perguntava sobre o vôo de Ângela. Cerca de uma semana depois, o número de votos indicavam que muitas pessoas visitavam o blog. 126 pessoas votaram. Por causa desse crescimento evolução, o blog teve uma componente: Jéssica Gonçalves. Ela foi a primeira pessoa á ser componente. Poucos dias depois, Jader Vinícius também se tornou um componente.

Com esses novos componentes, a tendência foi de crescer ainda mais. As notícias e matérias especiais foram ainda melhores. Logo, a necessidade de mais componentes voltou á incomodar. O blog crescia. Foi feito então, no dia 28 de fevereiro o Concurso Estilo Mutante. Os leitores enviavam montagens deles como mutantes, sem imaginarem que quem enviou a melhor foto seria componente.

O mês de fevereiro fechou com uma média de 12 pessoas online diariamente (valor estimado) e mais de 100 matérias (65 matérias á mais do que no mês anterior).


Março
No mês de março, o Concurso Estilo Mutante teve continuidade. No dia onze de março, o Concurso chegou na reta final. Foi feita uma enquete para os leitores decidirem a melhor foto. O autor da foto mais votada era o novo componente. 11 fotos disputavam na enquete.

O blog continuou crescendo. Já era o maior blog de Caminhos do Coração e atualizado diariamente. Servia como fonte de notícias para várias pessoas. No dia 13 de março, fotos da novela que foram publicadas no blog estamparam a capa da segunda maior comunidade do Orkut sobre Caminhos do Coração. De quebra, o dono da comunidade elogiou o blog.

No dia 16 de março, a enquete sobre o Concurso Estilo Mutante terminou. A foto vencedora foi a de Matheus Marques, que então se tornou a 3ª
pessoa á ser componente do blog. O mês de março terminou muito bem para nós. Com 155 matérias, 155 á mais que o mês anterior. No dia 30 de março, o blog fez sua primeira surpresa, que comemorava o aniversário de Jéssica.



Abril

Chegou abril com muitas novidades. O número de acessos crescia num ritmo acelerado, o de matérias também. Recebíamos bastante comentários diariamente e através deles conhecíamos pessoas novas. O blog observava que nesses comentários, o leitor Ricardo Augusto se destacava. Ele escrevia bastante coisas e entendia do assunto, no que se diz á respeito á novela. No dia 4 de abril, ele foi convidado para entrar no blog e aceitou o convite.


No dia 12 de abril, tivemos nosso primeiro chat (CBOX), onde os leitores podiam conversar sobre a novela e falar com os administradores e componentes do blog. No dia 20 de abril, o componente Matheus Marques fez a segunda surpresa do blog: um jogo.


No dia 26 de abril, Flávio entrou para a equipe do blog com o propósito de trazer notícias e fotos do site Record - Sala de Imprensa para nós. No dia 27 de abril, colocamos um novo banner, fato raro no blog, na época.

Maio

O mês começou á todo vapor. O blog ganhou marcadores, facilitando a organização das matérias. Nosso blog crescia cada vez mais. No dia 4, registramos o recorde de 32 pessoas online. Mas essa não foi a maior surpresa. Logo no dia seguinte, registramos o incrível número de 70 pessoas onlines.
No dia 9, mais um avanço: uma caixa de busca para facilitarem os leitores á procurarem o que desejam. No dia 11, Ronaldo Wiggers entrou para o blog, após vencer o concurso 'O que você faria?'. Porém, devido á alguns problemas, ele foi retirado do blog e Pedro Henrique o substituiu no dia 26 de maio. O blog tinha 6 componentes, e 1 expulsão, na época.

Junho

O mês de junho começou bem, com excelente média de visitantes online. Porém, o chat era freqüentemente excluído por desrespeito de regras. O mês foi calmo para nós.

Porém, no fim de junho, tivemos uma baixa: o componente Ricardo se demitiu e foi substituído por Rodrigo Almeida no dia 27. No dia seguinte, Edervan e Lucas Felipe entraram para a equipe do blog. No dia 30, Flávio foi demitido por falta de postagens. O blog tinha oito componentes na época.

Julho

A média de visitantes online era sempre boa e ficava por volta de 50. No dia 11 de julho, Rodrigo Almeida foi demitido por falta de postagens e competência, deixando o blog com sete componentes.

No dia 16 de julho, mudamos do chat CBOX para o xat.com, onde era possível banir quem não respeitasse as regras.

No dia 18 de julho, nós abrimos um novo concurso para componentes. Em uma disputa acirrada, Higino venceu no dia 27 de julho. O mês foi tranqüilo. No dia 29, Ricardo aceitou o convite para voltar ao blog, que tinha 9 componentes na época.

Agosto
O novo componente, Higino, copiou o conteúdo de outro blog e por isso foi demitido no dia 2, após as cópias serem apagadas. No dia 10, mudamos novamente de chat. O atual chat é: www.xat.com/tscdc. O blog seguia bem, com oito componentes e o mês não foi de grande novidades.

Setembro

Em termos de "audiência", setembro foi o melhor mês para nós. Batemos o recorde dos recordes com 193 online, um número de pessoas muito grande e que foi de extrema alegria para nós. O nosso crescimento também esteve nos jornais. A Folha de Pernambuco fez uma matéria á respeito do blog. No dia 15, nós recebemos um e-mail do autor Tiago Santiago parabenizando-nos pelo blog.
No dia 29 do mesmo mês, entrou para a equipe do blog o componente Alexandre Pereira, depois de concorrer com outras pessoas, postando num blog durante uma semana. Ele foi a pessoa que postou com mais qualidade e esforço, e por isso passou no teste.
Outubro

O crescimento continuou e o blog fica geralmente nos 70 online, com facilidade. No dia 6, Jéssica e Alexandre colocaram o 'Top 30' no blog. Nosso blog concorreu á colocações com outros vários blogs de outros vários assuntos. O mês foi tranqüilo e sem grandes acontecimentos.

Novembro
Nosso crescimento continuava e prova disso era o TOP 30. Estávamos no 18º lugar, concorrendo com grandes blogs. No dia 10 de novembo, entrou para o blog mais dois componentes: Joabson e Manoel Neto. Total sucesso, os leitores participavam do blog, indiretamente, mandando banners e dando sugestões.
Em menos de dois meses de contador, tínhamos 400.000 visitas. O blog crescia cada vez mais. Mais uma prova do sucesso era o número de seguidores, que não parava de crescer. No dia 27 do mês, fizemos parceria com a rádio Thug, a segunda maior rádio da web. Fechamos o mês com mais de 700 matérias.

Dezembro



O mês de dezembro entrou com novos componentes. Ana Pereira, a Hanna do chat foi a 12ª componente. Ela entrou no dia 6. No mesmo mês, Gustavo entrou para a equipe. O mês não podia ser melhor. Pedro Henrique, que havia sumido há meses, apareceu e voltou á postar. Outro componente antigo, que foi recuperado foi Edervan. Ele retornou á equipe no dia 11.

Janeiro (2009)

Começou muito bem, sem folga no primeiro dia. Sempre com qualidade, o blog não deixou os leitores na mão nem no feriado de Ano Novo. Fechamos 2008 com mais de 4200 matérias e contratamos, no dia 6, Ronald para componente.
Essa postagem ficará no 'topo' até 22h37. As demais notícias seguem abaixo. E vamos desejar um feliz aniversário para o blog, que ele tenha muitos anos de vida (risos)!

13 comentários:

Anônimo disse...

Matheus o que o Ronald fez para ser tornar componente de uma hora pra outra?PO de me responder por favor

Anônimo disse...

Eu conversei com ele e resolvi convidá-lo. Para os outros comentários, apaguei. Blog não é um emprego, como você disse, mas é uma responsabilidade. O termo foi demitir, se não acha correto, fazer o quê?

Anônimo disse...

Blog Tudo sobre CDC acehi um blog que copia a metérias do blogs de você. O só o link:

http://sobreosmutantes.blogspot.com

é pura cópia. Bjua e amo essi bnlog ;)

Anônimo disse...

ah ta entendi,pormais que tenha aqueles tipo de comentario seu blog e um maximo vc esta de parabens!

Anônimo disse...

eu vi uma materia nesse blog acima que o anonimo falo,é sobre a materia do erro da mulher cobra.eles copiaram tudinho até a foto,esse blog plagia.

Anônimo disse...

vcs estão de parabens,que continuem assim,trazendo informaçoes dos muatntes,e naum liga para essas pessoas que xingam o blog eles naum tem o que fazer.

Anônimo disse...

matheus e mesmo verdade esse blog que o anonomo posto e a mais pura verdade,vc tem que tomar atitudes severa com este blog,segundo lei Plagia e crime

Anônimo disse...

matheus como faz para recorta a cara da pessoa sem deixar o fundo vc pode me explicar e que eu to tentando fazer um banner pra vcs?e no photoshop 7.0

Anônimo disse...

Os melhores banner's foram o de outubro e o de janeiro de 2009. o resto ficou legalzinho, mais esses dois ficaram show de bola.

Anônimo disse...

para o anonimo que quer fazer a montagem para esse blog:
é simples vc fazer isso,vc tem que proccurar naonde tem o lapis,pincel uma coridinha amarrada,deve estar no começo,vc clica lá e vai na foto é vai cortonando,até ter a volta completa na pessoa,aí vc solta o botão do mouse ecopia a pessoa,e depopis cola em um plano de fundo.Tenta fazer desse jeito.Senão procura no you tube.que lá deve ter

Anônimo disse...

Porque vcs num tentam chamar os antigos componentes os que foram demitidos ou os que se demitiram pra eles voltarem gostei muito dos antigos.

Jader disse...

Ficou ótimo essa matéria!

Anônimo disse...

quando foi que o tele e o draco entraram na novela ??me responda por favor